segunda-feira, 2 de maio de 2011

Crônicas de um pobre diabo

A vida de diabo não anda nada fácil. Os apelos aos céus para que as tentações se estanquem estão tirando o sono do pobre coitado. Tudo o que acontece, tá lá, é culpa dele. Foi ele quem levou os mortais as mais variadas tentações; a cometerem sacrilégios.

Outro dia encontrei o Totonho de Nice, do Alto do Bode, que tinha perdido todo o dinheiro do mês no jogo de baralho. Perguntado sobre seu aperreio ele me disse desapontado:

−Fui tentado pelo príncipe das trevas, perdi todo o meu dinheiro na barraca do Bal! Nem o dinheiro da feira sobrou! Desabafou.

Carminha de Zumira, semana passada, tava louca da vida porque havia cometido uma barbaridade com a cadela da vizinha. Deu uma paulada na cabeça do animal, que morreu logo em seguida. Pra quem coube a culpa de tal ato insano? Pro pobre diabo é claro. Comentando sobre o acontecido, tratou logo de se justificar:

─ De repente fui acometida por uma raiva sobrenatural. Aquele animal não me deixava dormir a noite! Latia das dez da noite às cinco da manhã! Explicou.

─ Não tive dúvidas, peguei um pedaço de madeira que tinha atrás da porta e taquei na cabeça da cadela. Isso só pode ter sido obra do Demo mesmo. Quem em plena consciência poderia fazer algo de tão cruel?

Algumas expressões estão ganhando uma forma velada de colocar o coitado do Diabo em maus lençóis. Mal por mal cito algumas delas:

Se o menino azucrina a paciência da irmã mais velha sai de bate e pronto.

─ Tu tá com o Diabo no couro é infeliz?!

Se sair e bater com o carro num gelo baiano o motorista sai logo com esta.

─ Tava com um sono dos diabos.

Se a madame sai com o cartão de crédito do marido e torra o limite num grande magazine, lá vem a desculpa.

─ Fui tentada a comprar até o que não me servirá pra nada! Diabos!

É. Quem tenta e azucrina realmente é o Diabo! Ops! Quero dizer, é para ele quem vão recair todas as culpas possíveis. O cara anda mal pros diabos mesmo. O pior é que o infeliz não tem nem pra quem se queixar. Vai falar com quem? O portão dos céus está fechado pra ele faz um tempão.

Afirmo aqui a minha defesa desse ser tão acusado nos tempos de crise econômica e inflação em alta. Falando nisso, com a taxa SELIC aumentando todo mês deixa de ser uma tentação dos diabos comprar aquela televisão dos sonhos, trocar o carro usado por um zero bala, adquirir uma casa naquela praia badalada etc.

Além dos problemas que demos conta tá aí mais um agravante: o feijão vai ficar ralo de tanta água que ele vai ter que colocar pra receber tanta gente encaminhada para o seu modesto lar. Zizo de Ernestina esta semana tava prometendo manda uns quatros sujeitos pro inferno. O fato é que o rapaz anda arretado com o assédio sobre sua formosa namorada. Dia desse encontrei o cara bufando porque Nequinho Trindade, filho do padeiro deu um fiu fiu pra ela bem na esquina de sua casa. Confessou que não tá aguentando mais a azaração em cima de sua futura mulher.

─ Esse folgado tá querendo ir pros infernos. Minha pechera tá nervosa pra entrar no bucho daquele cabra safado! Disse espumando de raiva.

Eu mesmo, a semana passada mandei um bocado de torcedor do time adversário ir pros infernos. A pior coisa é papo de torcedor quando seu time tá ganhando. Incomoda mais do que unha encravada. O meu glorioso tá na beira da quarta divisão do campeonato local, não ganha uma partida e ainda tenho que escutar os desaforos daqueles folgados. A meu filho, agüentei não.

─ Vão tudinho pros infernos e me deixem em paz!

Desculpe seu Diabo, mas ninguém é de ferro. Prometo não fazer mais isso. Foi só força de expressão mesmo. Da próxima vez peço pra esses infelizes resolverem com São Pedro que é gente finíssima e pode aliviar a demanda pra sua freguesia.

Se as coisas não melhorarem já estou pressentindo uma condenação sumária para um Diabo cansado de ser o bode expiatório pra tanta pisada na bola de nós seres humanos.

─ Vai de reto Satanás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário