quinta-feira, 24 de março de 2011

O meu rio

O vento sopra ainda quente, mesmo com o céu formando gordas nuvens geladas. A cintura do rio, sinuosa que só ela, prende o meu olhar... Supostamente percebo um flerte das águas que me entregam baronesas exuberantes. O meu olho fixa as margens do rio que caem melosas ao entardecer de princípios de outono, fazendo-me a corte, acompanhando-me num passeio até desembocadura, onde você se espalha em buquê, derramando-se sobre o mar oceano. Meu ciúme ingrato me faz verter lágrimas que se encontram absorvidas pelas tênues águas de seu corpo morno.

À tarde, esse emaranhado de nuvens cinza e pinceladas de sol, me faz perceber que a calmaria das águas chegaria mais uma vez ao fim. As escuras águas e preguiçosas darão lugar a uma caudalosa veia transformada em artéria que irromperá a cidade. Robusta, máscula e arrebatará os cílios da cidade cuspindo-os sem flores e sem buquês outra vez no mar.

Desapaixono de vez em ver a simples beleza das águas do meu entardecer transformando-se em força brutal, sem poesia e com mácula, tragando seres de infortúnios, desenhando episódios furtivos e exagerados. No outro dia o cinismo escancarado estampa a tua cara meu rio, deixando o canto da tua boca ainda melado do suco de tábuas reviradas, prova do roçar e esfregar do teu corpo nas eiras e nas beiras do canto da cidade. O sol, teu amigo nesta hora, ajuda a secar tua boca, a reparar tua maquiagem para que eu possa novamente me apaixonar e poder tocar teu corpo mole e morno, pronta pra ti.

Como o grego que não tardava em crescer o órgão, comida de abutres, me encantava por ti e mais tarde desapaixonava num vicioso retorno aos teus braços extensos e separações dolorosas. Meu receio agora é que o outono não mude a estação de teus ânimos, te fazendo inverno insensível, me fazendo sofrer nos teus profundos braços a angústias dos meus.

A tarde inteira parou para ouvir meu monólogo. Senti que havia chorado, não descobri em que passagem, mas chorei. Aproveitei para sofrer antecipadamente as dores de junho. No julho dos teus calendários arremessei meu pensar e te descobri inquieto esperando o agosto chegar. Mas uma vez meu pensamento caminhou ao encontro primaveril do setembro, onde te procuro mais belo, faceiro, conduzindo o meu olho pelo teu corpo inteiro, sem te enxergar os defeitos, efeitos de teus atos nunca calculados.

Ao despertar dos meus pensamentos, encontrava-me tocando singelo o teu corpo, sentada numa beira de ti, meu rio, sentindo o teu cheiro de maré, perfume primeiro da cidade de mangues, que são tuas roseiras; de ostras incrustadas, que são os teus colares, teus adornos que te cobrem o leito, que te fazem mais meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário